Mostra de Filmes
Segunda Mostra de Filmes do Queer Festival 29 e 30 de novembro de 2023.
PALOMA
Dia: 30 de Novembro
Horário: 17:00 hs (sessão gratuita)
Local: Auditório de artes visuais da una (R. da Bahia, 1764 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30160-011)
SINOPSE
Não recomendado para menores de 16 anos
Em Paloma, Paloma (Kika Sena) é uma agricultora de mamão, negra, nordestina, analfabeta e transexual que tem apenas um desejo na vida: se casar na Igreja com seu namorado Zé, com direito a tudo que uma noiva precisa, sendo eles vestido, véu e grinalda. Por conta disso, ela economiza para os preparativos, a festa, o vestido e a cerimônia. Mas quando ela chega para pedir para que o padre a case com seu namorado, Paloma recebe uma resposta nada agradável. Por conta de sua transexualidade, Paloma é negada de entrar na igreja ou ao menos celebrar a união que tanto queria, assim como várias como ela que também lhe foram negadas seus desejos por serem consideradas "pecadoras" diante da instituição. A negação do padre e a exposição que sofreu a obrigará a enfrentar a sociedade rural em que vive. Ela sofre violência, traição, preconceito e injustiça, mas nada abalará sua fé.
Direção: Marcelo Gomes
Roteiro Marcelo Gomes, Armando Praça
Elenco: Kika Sena, Patrícia Dawson, Samya De Lavo
1h 44min / Drama
Meu Corpo é político
Dia: 29 de Novembro
Horário: 17:00 hs (sessão gratuita)
Local: Auditório de artes visuais da una (R. da Bahia, 1764 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30160-011)
SINOPSE
Vivenciado o dia a dia ao lado de diversos ativistas LGBT moradores das periferias de São Paulo, o documentário faz um panorama do contexto social em que os personagens estão inseridos e de que forma sua atuação age nas ruas. Além disso, levanta questões sobre a população trans no Brasil e suas disputas políticas.
CRITICA
A sequência inicial constitui a melhor parte deste documentário. A diretora Alice Riff registra uma manhã na casa de quatro personagens LGBT: o homem transexual Fernando Ribeiro, as mulheres transexuais Giu Nonato e Paula Beatriz, e a artista queer Linn da Quebrada. Sem narração nem depoimentos à câmera, percebemos a situação socioeconômica de cada um(a), sua rotina de trabalho e sua inserção no espaço urbano. Ouvimos a música religiosa num rádio, algumas pessoas observando as protagonistas no ponto de ônibus – talvez pela imagem diferente de seus corpos, talvez apenas pela presença da câmera. Este segmento sintetiza a bela ideia do título: a simples presença destas pessoas, com suas identidades de gênero e orientações sexuais, constitui um ato político. A conquista do reconhecimento pelo nome social ou de empregos decentes torna-se uma ousadia, uma afronta à sociedade tradicional.
Direção: Alice Riff
Roteiro Alice Riff
Elenco: Linn da Quebrada, Giu Nonato, Fernando Ribeiro
1h 11min / Documentário
Aquele que Habita a Escuridão
Dia: 29 e 30 de Novembro
Horário: 17:00 hs (sessão gratuita)
Local: Auditório de artes visuais da una (R. da Bahia, 1764 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30160-011)
SINOPSE
Alan desperta deitado ao chão com uma luz forte e branca formando um círculo em sua volta. Fora do espaço iluminado, uma completa escuridão toma conta do ambiente impossibilitando que se enxergasse além.
Uma criatura estranha desperta em meio a obscuridade, porém se mantém afastada da luz.
Um curto diálogo entre Alan e a criatura misteriosa, revela uma probabilidade de redenção de almas subjugadas e aceitação de sua existência.
Aos poucos, Alan desenvolve uma conexão afetiva com a criatura que dita a possibilidade de um futuro promissor entre eles.
Direção: Ju Souza
Roteiro: Ju Souza e Vicky Addams
Elenco: João Sacra
5:19 min / Drama